SENAI do estado do Rio de Janeiro está oferecendo vagas gratuitas para o curso de Técnico em Eletrotécnica na modalidade EAD

O SENAI do Rio de Janeiro, em parceria com a SEEDUC, está oferecendo vagas gratuitas para o curso de Técnico em Eletrotécnica na modalidade EAD (ensino à distância) para alunos do ensino médio. Essas vagas estão disponíveis em várias unidades do SENAI RJ.

No entanto, é importante mencionar que o número de vagas é limitado. Por esse motivo, os candidatos interessados no curso devem realizar sua matrícula o mais breve possível para garantir sua vaga. Além disso, é importante verificar se atendem aos pré-requisitos necessários para se candidatar ao curso.

Para saber mais sobre as vagas gratuitas para Técnico em Eletrotécnica EAD, acesse o artigo disponível abaixo.

Quem pode se inscrever no curso?

As vagas gratuitas para o curso de Técnico em Eletrotécnica EAD possuem alguns pré-requisitos. Elas estão disponíveis apenas para alunos da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, portanto, o primeiro requisito é estar matriculado nesta rede. Os demais pré-requisitos devem ser verificados na página de recrutamento da empresa.

Além disso, as vagas são destinadas a alunos do segundo e terceiro ano do ensino médio regular, logo, este é outro critério a ser cumprido. Por fim, é necessário comprovar renda familiar baixa através de uma autodeclaração do SENAI.

É importante destacar que as vagas disponibilizadas pelo SENAI em parceria com o SEEDUC, são preenchidas com base em uma lista de alunos enviada pelo próprio SEEDUC. Portanto, é necessário que o candidato esteja nessa lista para poder se candidatar às vagas.

Como realizar a inscrição no Técnico em Eletrotécnica?

A inscrição para o curso de Técnico em Eletrotécnica EAD é feita em duas etapas. A primeira é uma pré-matrícula, que pode ser feita através do link disponível no site do SEEDUC RJ. A segunda etapa, que consiste na confirmação da matrícula, é a entrega dos documentos necessários na unidade do SENAI responsável pelo curso.

As inscrições pelo site já estão disponíveis e encerram no dia 11 de março às 12h. O prazo para entrega dos documentos na unidade SENAI também é o dia 11 de março, mas vai até às 17h. É importante lembrar que a matrícula do aluno está sujeita a disponibilidade de vagas, pois existe um número limitado delas.

O que faz um Técnico em Eletrotécnica

O curso de Técnico em Eletrotécnica EAD tem como objetivo capacitar os alunos para planejar, projetar e executar instalações elétricas em residências e indústrias, bem como realizar manutenções nessas redes. Os alunos aprenderão as normas e regulamentos necessários para a execução de instalações elétricas, assim como os procedimentos técnicos e segurança para realizar essas tarefas.

Os projetos de instalações elétricas assinados e planejados pelo Técnico em Eletrotécnica podem possuir até 800 kVA, o que significa que a área de trabalho desses profissionais é ampla e sempre tem demanda. Ela inclui assistência técnica em produtos eletroeletrônicos, metalurgia, hospitais, telecomunicações e praticamente qualquer outra área que dependa de energia elétrica. Isso garante uma boa perspectiva de emprego para esses profissionais, uma vez que praticamente todos os setores da economia dependem de energia elétrica para funcionar.

Por fim, é importante destacar que o curso de Técnico em Eletrotécnica Ead oferecido pelo SENAI é um curso de excelência no país, com uma carga horária de 1200 horas, que é a exigida pelo Ministério da Educação. Com esse curso, os alunos saem altamente capacitados para trabalhar na área de eletrotécnica e possuem um currículo de qualidade para se destacarem no mercado de trabalho. Além disso, o fato de ser gratuito, é uma oportunidade para aqueles que não podem arcar com os custos de uma formação técnica.