Concurso dos Correios 2023: A verdade que você precisa saber e que não te contaram  

Nos últimos dias, vem aumentando de maneira contundente informações a cerca do Concurso dos Correios 2023. Muito tem se perguntado se de fato, em 2023, haverá algum tipo de certame.

Contudo, é importante destacar que o último concurso dos Correios aconteceu em 2011. Na ocasião, mais de 1 de milhão pessoas inscreveram-se no processo seletivo.

Entretanto, faz 12 anos que a estatal não editou certame visando ampliar o seu quadro de funcionários. Com a chegada de Jair Bolsonaro ao Governo Federal, levantou-se a ideia de privatização, por entender que a estatal trazia mais prejuízo do que lucro.

Sendo assim, em 2021 a Câmara dos Deputados chegou a aprovar o texto que permitia a sua privatização. Desde então, alguns evento ocorreram. A empresa que antes não dava resultados positivos teve um lucro recorde de mais R$ 3 bilhões naquele ano.

Veementemente, ainda no poder, Jair Bolsonaro tratava a privatização dos Correios com prioridade. Após o balanço divulgado em 2021 e também com o resultado das eleições em 2022, o “fantasma” da privatização parece ter abandonado os Correios.

O atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durantes os debates presidenciais, se demonstrou contrário à privatização dos Correios. Com isso, especula-se que a informação a respeito do concurso dos Correios 2023 saia nos próximos semestres.

Concurso dos Correios 2023

Bom, apesar de Lula ser contra a privatização dos Correios, é importante ressaltar que o texto que permite tal feito já está aprovado pela Câmara dos Deputados. Mesmo que o assunto esteja interrompido, ele pode voltar à tona, tanto para a sua real privatização ou até mesmo para desfazer o processo feito na Câmara.

Além disso, é cedo também esperar por um concurso dos Correios 2023 nos próximos meses. Apesar de se demonstrar contrário, Lula também não sinalizou mais nada no momento no tocante a este assunto.

O déficit na estatal, segundo último levantamento, está na casa de 15.726 vagas. Caso a privatização, de fato, não prossiga oficialmente, pode-se esperar que em 2024 ou 2025 saia um novo concurso dos Correios.