Marinha do Brasil anuncia que está oferecendo mais de 1000 vagas para Soldado Fuzileiro Naval, e pela primeira vez, mulheres também poderão concorrer

A partir de 2024, mulheres terão a oportunidade de se candidatar ao Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais através do Concurso Público de Admissão. Esta é uma mudança histórica na Marinha do Brasil, que até então só permitia a participação de homens no curso.

As mulheres terão a oportunidade de participar do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN) a partir de 2024. O Concurso Público de Admissão para as turmas I e II/2024 já está aberto e oferece 1.080 vagas, sendo 984 para homens e 96 para mulheres. As inscrições estão disponíveis no site da Marinha do Brasil.

Requisitos e informações para a inscrição

Para se candidatar ao Concurso Público de Admissão para o Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN), os candidatos precisam atender aos seguintes requisitos: ter entre 18 e 22 anos de idade até 30 de junho de 2024, possuir Ensino Médio completo. A primeira etapa do processo seletivo é um exame de escolaridade, composto por provas de Português e Matemática, data a ser divulgada posteriormente. Os candidatos aprovados na primeira etapa devem passar por verificação de dados biográficos e documentos, avaliação psicológica, inspeção de saúde e teste de aptidão física de ingresso.

A possibilidade de as mulheres se tornarem Soldado Fuzileiro Naval é uma etapa importante na inclusão das mulheres em todos os Corpos, Quadros, escolas e centros de instrução da Marinha do Brasil (MB). Com esta inclusão, será permitido o embarque concomitante de Oficiais e Praças nas fileiras operativas da Força. Se você estiver interessada em se candidatar ao Concurso Público de Admissão, basta fazer sua inscrição no site da MB até 2 de março de 2023. A taxa de inscrição é de R$ 40,00.

Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais

O Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN) será realizado em dois locais: no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), no Rio de Janeiro, e no Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (CIAB), em Brasília. O curso terá duração de cerca de dezessete semanas e será realizado sob o regime de internato e dedicação exclusiva até a formatura.

Para obter mais informações sobre o concurso, incluindo as regras, os requisitos e o cronograma, é importante ler o edital de convocação para o Concurso Público de Admissão às turmas I e II/2024 do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN) que está disponível no site da Marinha do Brasil.